Inicial > Torcida > O Goleiro

O Goleiro

Confesso que me emocionei com a aposentadoria de Ronaldo.

Vi o Fenômeno nas copas de 94 (como mero coadjuvante de Romário, Bebeto e até do Viola), 98, 2002 e 2006. Marcou o mais belo gol da história do futebol (o primeiro com a camisa do Timão, contra o Palmeiras, que foi capaz até de derrubar um dos alambrados do estádio em Presidente Prudente), caiu muitas vezes, mas sempre se levantou, levantando com ele milhões de brasileiros de todos os clubes.

Me emocionei de maneira parecida com a aposentadoria do goleiro Marcos.

O São Marcos, de simplicidade ímpar, sempre foi uma figura agradável e divertida em meio ao monte de mascarados do futebol. O melhor goleiro que já vi jogar, alçado mais que justamente à condição de titular por Felipão na Seleção Brasileira de 2002, idolatrado pela torcida, respeitado pelos rivais. Amou o Palmeiras a ponto de recusar proposta milionária do Arsenal, a ponto de não abandonar o barco que naufragou para a Série B, a ponto de dar a cara a tapa mesmo nas derrotas mais humilhantes e, como poucos, saber vencer sem, para isso, tripudiar do adversário.

Não é pouco.

Em minha coleção de camisas, eu tenho peças do São Caetano, Ponte Preta, Grêmio, Inter-RS, Vitória-BA, Ceará, ABC de Natal, ASA de Arapiraca, Boa Esporte, Sport Recife, Flamengo, Cruzeiro, Figueirense, Atlético-PR e de alguns clubes europeus. Mas sou um corinthiano que admite: falta uma do Marcos (que eu jamais usaria, é bom frisar!), mas poucas pessoas no futebol eu admirei tanto quanto ele. Para poucos “profissionais” eu pediria um autógrafo, mesmo do Corinthians.

Mas uma camisa autografada por ele seria uma lembrança para mostrar para minha filha e dizer: “Era o melhor goleiro do mundo. Ainda bem que parou, ou ia ser muito difícil continuar fazendo gols no Palmeiras”. E olha que não foram poucas as vezes que ele “ferrou” meu Corinthians.

A única coisa que me chateia é ler alguma nota a respeito de sua aposentadoria e ver lá coisas como “o agora ex-goleiro”. Ele pode ser ex-atleta profissional, ex-jogador do Palmeiras, mas ex-goleiro ele não é.

Ele é O Goleiro, por Excelência.

O futebol fica um pouco mais pobre sem você, Marcão! Seja feliz!

Raul, Maloqueiro e Sofredor, Graças a D-us

Categorias:Torcida
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixar um Balido