Perspectiva 2012

Os estaduais já começaram, as contratações continuam agitando os clubes, a Seleção Brasileira marcou mais amistosos, a Copa São Paulo mais empolgante de todos os tempos teve uma final sensacional entre Corinthians e Fluminense e… o blog ficou um tempinho parado. Perdi bastante coisa, por conta do trabalho ou da mudança (vou sair da Dubai da Zona Leste este mês), mas não deixei de acompanhar futebol. Como minha memória não é das melhores, abdiquei de escrever uma retrospectiva de 2011 e resolvi focar em algumas coisas que devem acontecer durante os próximos 11 meses.

No futebol paulista, o Palmeiras parece fadado a continuar atrás dos rivais. Com Scollari, Galeano e César Sampaio mais fortes à frente do futebol (e o enfraquecimento do vice de futebol Roberto Frizzo), o torcedor pode, pelo menos, esperar menos vexames. A aposentadoria de São Marcos parece ter unido os palmeirenses, que querem voltar a comemorar títulos e estão apoiando Felipão. Valdívia tem demonstrado comprometimento e as contratações, ainda que minguadas, estão chegando. É pouco para brigar por títulos, mas talvez seja o suficiente pra não ser mais motivo de piada.

O São Paulo contratou surpreendentemente bem e bastante – o presidente Juvenal Juvêncio está abrindo os cofres para fortalecer a equipe, dispensou jogadores e não quer mais saber daquela equipe apática de 2011. A contusão de Rogério Ceni foi um duro golpe para o torcedor são-paulino, mas resta saber se as contratações vão vingar. Cortez e Jadson são incógnitas: o primeiro, teve apenas um primeiro semestre muito bom e atuações animadoras pela Seleção. O segundo está longe de ser um craque. Mas prometem dar uma nova cara ao time, principalmente se Nilmar realmente chegar ao Morumbi.

O Santos fez o mais importante: manteve o melhor jogador do mundo na atualiadade em seu elenco. Neymar sabe, porém, que só será reconhecido como tal jogando na Europa. Será que ele aguenta esperar até 2014 pra fazer as malas? Já Paulo Henrique Ganso, quando não está envolvido em alguma polêmica com a diretoria, está no departamento médico. Me parece que seria melhor pra todo mundo se ele fosse para a Europa, assim não ficaria insatisfeito no clube que o revelou. O Peixe, mais uma vez, é favorito nos títulos que disputar.

O Corinthians também manteve o elenco campeão brasileiro, fez algumas contratações pontuais questionáveis (o goleiro Cássio, o chinês de nome engraçado e o atacante Gilsinho, que estava no Japão), outras muito boas (o zagueiro Felipe, o atacante Elton e o meia Vitor Junior) e o meia Douglas, que continua querido por boa parte da torcida. O atual time do Corinthians é muito estável, o que dá vantagem em uma competição de pontos corridos, mas não sei se é capaz de se comportar bem no mata-mata da Libertadores, considerando a má fase do lateral-direito Alessandro, não ter reservas à altura para Ralf e Paulinho, além de só poder contar com Adriano em dia de churrasco. O jeito é continuar ganhando os jogos de 1 a zero ou 2 a 1, se possível de virada. Até na final da Copinha foi assim.

O Imperador, contudo, pode estar com os dias contados no Parque São Jorge. Até Andrés Sanches já admitiu que sua contratação foi um erro. Até a chegada de Douglas foi motivo para a torcida se mobilizar e pedir que a camisa 10 fique com o meia, e não com o atacante. Sem ser relacionado para os primeiros jogos do Paulista, Adriano pode ficar até de fora da lista de inscritos para a Libertadores. Claramente, ele está com a cabeça em outro lugar – que todos sabem qual é.

A chegada de Vágner Love ao Flamengo é um exemplo claro de como a atual administração do rubro-negro é péssima: presidente de clube fazendo dancinha, salários atrasados, Ronaldinho só treina quando quer, técnico contratado antes de demitir o dono do cargo, elenco entrando em campo sabendo que o técnico seria demitido… Perderam Thiago Neves para o rival Fluminense, contrataram Love por 10 milhões de euros e não têm dinheiro para pagar os salários. Até quando acham que vai durar? A demissão de Vanderlei Luxemburgo, depois de a presidente ter negado, acusado a imprensa de querer derrubá-la e acusado o presidente do Fluminense de “falta de ética” na negociação com Thiago Neves, escancarou os podres da administração Patricia Amorim, uma das piores da história do Flamengo. E olha que a concorrência é brava na Gávea!

Por falar em má administração, parece que Zezé Perrela saiu do Cruzeiro mas levou o cofre junto. Salário atrasado, no Cruzeiro, é algo que nunca pensei em ouvir, pois o clube sempre foi tido como modelo de organização. Se começar a perder terreno para o rival Atlético fora de campo, é questão de tempo para que seja superado dentro de campo também. O atual presidente, Gilvan de Pinho Tavares, parece disposto a fazer um trabalho sério, mas vai ficar difícil se depender de varrer a sujeira do Perrela pra debaixo do tapete. O interesse do Corinthians em Montillo, por exemplo, não morreu. Fábio, goleiro e capitão da equipe mineira, já declarou que seria melhor para o craque ir para o Timão, considerando o salário milionário que foi oferecido. Roger, meia, fez mais do que isso: deixou vazar a informação de que os salários estão atrasados na Raposa. Se conseguirem convencer o presidente, deixarão o Timão muito forte. Caso contrário, passam o abacaxi para o presidente cruzeirense: pagar os atrasados do elenco e dar um aumento que satisfaça o craque argentino, sem incomodar o restante do elenco. Danilo pode ser envolvido na negociação, que deve ficar só para depois das eleições para presidente no Timão.

A sorte do Cruzeiro é ter como maior rival um time que vive uma fase tão ruim que é capaz dos problemas da Raposa ficarem esquecidos após a primeira goleada em cima do Atlético. É praticamente o Real x Barça de Minas, guardadas as devidas proporções.

Por falar nos espanhóis, parece que Mourinho vai continuar tendo problemas para enfrentar o atual time da moda. O Real muda, mexe, treina, tenta, corre, marca… e não ganha. A fase atual do time catalão nem é tão boa assim, mas ganhar dos merengues é obrigação. Após a eliminação na Copa do Rei, Mourinho joga tudo na Liga dos Campeões e no Campeonato Espanhol – torneios em que ele parece ter reabilitado o Real, apesar da dificuldade psicológica em superar os blaugraná.

Na Inglaterra, os rivais de Manchester estão se engalfinhando pelo título, com o Tottenham correndo por fora. Resta saber quem mais conseguirá vaga na Liga dos Campeões: Chelsea, Arsenal ou Liverpool. Tudo leva a crer que o City vai sair da longa fila de mais de 40 anos (ou seriam 50?) sem título. Bom para Manchester, bom para o futebol inglês e bom para Roberto Mancini, eleito técnico mais elegante do mundo aqui no blog. O prêmio de jogador mais elegante foi para Lionel Messi, pelo belo terno usado na entrega do prêmio da FIFA (que não é tão criterioso quanto este blog).

E fico aqui na expectativa de grandes jogos, belos gols, contratações de impacto e, quem sabe, medalha de ouro para a Seleção Brasileira na Olimpíada de Londres. Pode ser a chance derradeira de Mano Menezes à frente do Brasil, mas parece que nem ele acredita mais em seu projeto para 2014. Ainda há tempo de mudar, mas a grande questão agora é quem poderia ser o novo treinador. Quem sabe se o Mourinho sair do Real ele não topa?

Mourinho: amargurado

Raul, Maloqueiro e Sofredor, Graças a D-us

  1. Janaína Camino
    2 de março de 2012 às 7:24

    Oi gente!!
    Adorei conhecer vcs e a fofa Helena ontem, no lançamento do livro do Paulo André.
    Curti o blog de vcs, to escrevendo aqui pq não consegui encontrar a Larissa no Fb. Até postei as fotos! Bom, me ads por este nome mesmo.
    Bjs
    Jana

  1. No trackbacks yet.

Deixar um Balido