Inicial > Calcio, Mídia Esportiva > Ibracadabra!

Ibracadabra!

Domingo, dia de almoço e futebol em família. A Sportv transmitiu Bologna X Milan, belo jogo pela 15ª rodada do Campeonato Italiano (terminou empatado em 2 a 2). Logo aos 3min do primeiro tempo, o craque sueco Zlatan Ibrahimović mandou uma cobrança de falta na trave bolognesa. O narrador e o comentarista, então, lembraram as declarações de Ibra no começo da semana. Em entrevista a uma emissora francesa, o craque disse não se importar com o fato de não ter sido indicado para o prêmio “Bola de Ouro” da FIFA.

“Na minha cabeça, eu sou o melhor de todos. Eu não preciso da Bola de Ouro para provar que sou o número um”.

O narrador e o comentarista não perdoaram. Disseram que “só na cabeça dele” Ibra poderia ser o melhor do mundo. “Não é mau jogador, mas…”

Dizer que Ibrahimović “não é mau jogador” é o mesmo que dizer “o Guardiola até que não é ruim”. Minha esposa, notando minha revolta, logo emendou: “Mas você é o maior defensor do Ibrahimović que eu conheço!”

Olha… Sou mesmo.

Filho de humildes pai bósnio muçulmano e mãe croata católica, também tem sangue cigano. Fã da Seleção Brasileira, forrava as paredes de seu quarto com pôsteres de Ronaldo Fenômeno, tendo a oportunidade não só de enfrentá-lo quando estava na Inter de Milão (Ronaldo jogava pelo Milan) como de se tornar seu amigo. Os dois moraram no mesmo prédio em Milão.

Poderia ter defendido as seleções da Croácia ou da Bósnia, mas o jovem Ibra escolheu, aos 20 anos, defender a Suécia. Apesar de ser um dos grandes nomes do futebol sueco de todos os tempos, não é uma unanimidade por lá: como é, infelizmente, muito comum na Europa, partidários de extrema-direita de seu país não o vêem como sueco. Seu ego e as regalias que recebe na seleção também não ajudam muito: um forte costume local, o Jantelagen, ensina justamente a humildade, não colocando-se acima dos outros. Mesmo assim, é um grande ídolo entre os jovens de seu país e dos clubes por onde passou. E que clubes!

O primeiro foi o Malmö, um dos maiores da Suécia, que ajudou a tirar da segunda divisão. Em seguida foi para o Ajax, da Holanda, como o mais caro jogador sueco da história. Foi então para a Juventus de Turim, após marcar um gol de calcanhar contra a Itália na Eurocopa, onde obteve grande destaque. La Vecchia Signora, porém, se viu envolta num escândalo de manipulação de resultados e perdeu os títulos das temporadas 2004/2005 e 2005/2006 que conquistara com Ibra. Dali partiu para o grande rival, a Internazionale de Milão, o que despertou a ira dos torcedores bianconeri.

Transferiu-se para o Barcelona, que já se tornava uma potência européia. Porém, o talentoso sueco não podia aceitar que a estrela do time fosse um argentino baixinho. Afinal, era uma honra para o Barcelona contar com tão incrível jogador… Insatisfeito com o técnico, com o ambiente, enfim, com tudo, transferiu-se, desta vez, para o grande rival da Internazionale, o Milan.

Exímio na distribuição de jogadas, finaliza muito bem, é rápido e criativo. Coleciona gols, títulos e polêmicas, como sua autobiografia (sugestão de presente pra mim!), onde acusa o técnico do Barcelona, Pep Guardiola, de ter medo de José Mourinho. Em seus primeiros dias de Milan, acertou um chute em seu colega Christian Wilhelmsson e também na cabeça do atacante Cassano – no meio de uma entrevista. Ibra é faixa preta de tae kwon do.

Foi campeão por todos os clubes que passou, artilheiro inúmeras vezes e não se cansa de ter grandes atuações. Pra mim, só é comparável a Ronaldo, Romário e Batistuta.

Infelizmente, nasceu na Suécia. A exemplo de Cristiano Ronaldo, Stoichkov, Puskas e tantos outros grandes, não tem chance nenhuma de vencer uma Copa do Mundo por ser, digamos, “geograficamente incorreto”. Mas seu talento, seus gols (e sua marra) vão ficar para a posteridade. O negócio é torcer pra daqui uns anos o Corinthians resolver contratá-lo para encerrar a carreira aqui. Podem ter certeza que vou estar na primeira fila pra ver o cara!

Em tempo: “zlatan” significa “brilho”.

"Achava o Barcelona pequeno, então saí."

Raul, Maloqueiro e Sofredor, Graças a D-us

Categorias:Calcio, Mídia Esportiva
  1. 13 de dezembro de 2011 às 21:39

    Ibramala.

  2. 13 de dezembro de 2011 às 21:43

    Ibramourinho.

  3. 14 de dezembro de 2011 às 0:09

    Ibratévez

  4. ibrothervic@gmail.com
    31 de março de 2012 às 11:46

    o ibra e o cara mas eu prefiro ele no mengão

  1. No trackbacks yet.

Deixar um Balido